Suspensão e Amortecedores
A suspensão é o sistema responsável pela estabilidade do veículo. Seu objetivo é absorver, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo. Também é o encarregado de manter as quatro rodas no chão e auxiliar no desempenho do automóvel.
- Amortecedor: O amortecedor tem sua funcionalidade interligada à mola. Ele atua no sentido de amenizar as irregularidades do solo em conjunto com a mola. Se o seu veículo estiver sem estabilidade e com ruídos vindos dessa parte do veículo, os amortecedores podem estar com problemas. Isso provoca o desgaste prematuro dos outros componentes da suspensão e dos pneus, além de prejudicar a segurança do veículo.
- Braço oscilante: Tem a função de servir como apoio para a coluna de suspensão, que é articulável, e o chassi. Atenção à dirigibilidade comprometida acompanhada do barulho na suspensão. As buchas podem estar gastas ou danificadas
- Pivô de suspensão: Auxilia a coluna da suspensão no seu movimento de sobe e desce permitindo, assim, o ângulo de oscilação do braço. O maior indicativo de que estão gastos são ruídos.
- Barra estabilizadora: Promove a ligação entre uma coluna de suspensão e a outra. Esse componente é o responsável pela estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e em curvas. Ela é presa à carroceria por buchas de ligação e às colunas por meio de bieletas. O sintoma de falha na funcionalidade desse componente é a falta de estabilidade e o barulho na suspensão.
Amortecedores
Os amortecedores são umas das peças mais importantes do veículo quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na segurança se o veículo estiver em velocidades elevadas.
O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 40 mil quilômetros. Não há uma quilometragem fechada para a troca, pois a substituição do item vai depender do tipo de uso, do pavimento em que o veículo roda e alguns outros parâmetros. Mas se for a hora de colocar um amortecedor novo, o recomendado é que se troque os pares, não só um único que estiver com defeito, para que a suspensão continue equilibrada nos eixos.